Auditoria Tributária

A complexidade da legislação tributária agrega relevantes riscos ao ambiente empresarial, mas, sob outra perspectiva, permite a geração de oportunidades.

A título de exemplo, a legislação que trata da incidência não cumulativa de PIS e COFINS foi editada há mais de 15 anos trazendo a indicação do creditamento sobre insumos. Em síntese, temos o entendimento restritivo da Receita Federal, outro apresentado pelo CARF e STJ com características próprias e um último ainda em discussão no STF com abordagem abrangente. Nesse caso, atuamos com uma classificação de risco em 6 níveis para possibilitar à Administração tomar decisão de acordo com o seu perfil.

|O QUE É:

 

A Auditoria Tributária tem como objetivo avaliar, detalhadamente, a Política Tributária adotada pela Companhia, identificando e mensurando divergências na apuração tributária, tanto aquelas que representam recolhimento em valor menor que o devido, gerando risco tributário, como também situações em que houve pagamento indevido de tributo. Nesse último, quase sempre há condições de recuperar o valor referente aos últimos 5 anos.

|VERIFICAÇÃO TOTAL:

 

Diferente de diversas empresas que atuam nessa área, trabalhamos com todos os dados e informações relacionados com a incidência tributária e não apenas com amostra da base de dados, metodologia baseada no que chamamos de Auditoria Moderna. Dessa forma apresentamos um relatório com indicações precisas. Essa metodologia de trabalho só é viável pela utilização de software próprio de Auditoria baseado em Robotic Process Automation – RPA para processar e padronizar grande volume de informações que serão confrontadas com a base legal tributária aplicável à Companhia auditada.

|COMPLIANCE TRIBUTÁRIO:

Também está contemplada na Auditoria Tributária, a verificação do correto cumprimento das obrigações acessórias e outras avaliações inerentes ao Compliance Tributário.

O Fisco tem implementado constantemente obrigações acessórias com objetivo de aumentar o controle e facilitar a fiscalização dos contribuintes. Tais exigências são complexas e extensas, e, quando não apresentadas corretamente, faz com que as empresas sejam expostas a elevado risco tributário.

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|FUNDAMENTAÇÃO LEGAL SÓLIDA:

 

Todas as nossas indicações são fundamentadas em base legal sólida, quando possível, sempre complementada por interpretações jurisprudenciais da legislação em apreço.

Tais indicações são formalizadas por meio de parecer técnico, elaborado com uma linguagem objetiva e prática.

|TRANSPARÊNCIA:

 

Com objetivo de subsidiar a tomada de decisão por parte da Administração da empresa, apresentamos todas os benefícios a serem auferidos e, se for o caso, os riscos inerentes.

Sempre que possível, apresentamos cenários para que a tomada de decisão seja baseada no perfil dos gestores.

|ACOMPANHAMENTO NO PERÍODO PRESCRICIONAL

 

Nosso contrato contempla o acompanhamento do projeto durante o período prescricional, ou seja, por 5 anos.

Durante esse período, qualquer demanda que surja nesse, seja para prestar informações complementares ao Fisco ou interpor recursos, sejam administrativos ou judiciais, será de nossa responsabilidade, não havendo custo adicional.

Nos casos em que sejam necessários recursos judiciais, estes serão realizados por empresa especializada na área jurídica sob nossa supervisão.

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Conheça nossa metodologia

 

TERMO DE CONFIDENCIALIDADE:

 

Como teremos acesso a diversos dados da empresa e também forneceremos diversas informações sobre nosso modelo operacional, é firmado um Termo de Confidencialidade, estabelecendo as obrigações inerentes ao projeto a ser desenvolvido.

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS:

 

Para minimizar o esforço da equipe contábil e tributária, todos os documentos são solicitados em meio digital.

Grande parte da documentação pode ser obtida por meio de procuração eletrônica, de modo a agilizar o início da auditoria tributária e facilitar o fornecimento dos dados.

RECOMPOSIÇÃO DA BASE DE DADOS:

 

Todos os dados recebidos são processados para compor uma base estruturada de dados que serão analisados pelos nossos sistemas.

Somos desenvolvedores de todos os nossos softwares e atuamos com estrutura própria para armazenagem dos dados, prezando pela segurança da informação.

MAPEAMENTO DO MODELO DE NEGÓCIOS:

 

Sendo um das fases iniciais do projeto, o mapeamento operacional da empresa agrega informações de grande relevância para a execução da auditoria. Em diversos casos, realizamos uma visita ao parque fabril para conhecer toda a estrutura, bem como para coletar informações sobre produtos, clientes, fornecedores e outros.

EXECUÇÃO DA AUDITORIA TRIBUTÁRIA:

 

Com auxílio de software baseado em Robotic Process Automation – RPA temos a capacidade de auditar grandes base de dados. As verificações também contemplam análises da legislação tributária aplicável ao segmento no qual a empresa atua, tendo uma abrâgência ampla e resultados sólidos.

ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AUDITORIA:

 

Como meio de formalizar o resutado da auditoria, elaboramos um relatório com as principais situações identificadas, indicando a mensuração financeira, quando for o caso, bem como a base legal que fundamenta nossas indicações. Dentre as principais caracteríticas do relatório, frisamos a objetividade.

APRESENTAÇÃO DO RESULTADO:

 

Com objetivo de discutir conjuntamente com a Administração da empresa e sua equipe contábil-tributária, apresentamos o resultado da auditoria em formato de reunião participativa.

Temos a preocupação constante de expor todos os benefícios a serem auferidos, bem como possíveis riscos.

PROPOSTA E CONTRATO DE TRABALHO:

 

Tendo como referência o relatório da auditoria, apresentamos proposta de trabalho com o detalhamento de todas as fases do projeto e respectiva remuneração.

Em muitos casos, a remuneração é baseada exclusivamente no resultado econômico obtido, ou seja, há um retorno financeira antes do pagamento dos honorários.

ORIENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO :

 

Com o início do projeto, passamos a atuar diretamente com a equipe técnica para executar as atividades que foram programadas na fase inicial.

Além das orientações formalizadas por meio de parecer técnico e discutidas pessoalmente, participamos diretamente do desenvolvimento e realizamos o acompanhamento das atividades.

10 PRESTAÇÃO DE CONTAS:

 

Apresentamos peridicamente relatório com os resultados auferidos, sejam eles financeiros ou não.

Desse modo, é possível validar as projeções iniciais através do resultado concretizado.