Tributos

REINTEGRA

 

Realizamos um estudo aprofundado consultando diversas bases de dados públicas com informações sobre exportação e descobrimos que milhares de empresas não recuperaram seus créditos tributários. Ao todo, estimamos que há 10,5 bilhões que podem ser convertidos em entrada efetiva no fluxo de caixa. 

Podemos desenvolver um projeto sólido, seguro e ágil para recuperar os créditos tributários da sua empresa. Nossa base de dados, já contém um estudo prévio sobre o seu potencial.

container-ship-596083_1920.jpg
money-2724241_1920.jpg

AUDITORIA TRIBUTÁRIA

 

A complexidade da legislação tributária agrega relevantes riscos ao ambiente empresarial, mas, sob outra perspectiva, permite a geração de oportunidades.

A título de exemplo, a legislação que trata da incidência não cumulativa de PIS e COFINS foi editada há mais de 15 anos trazendo a indicação do creditamento sobre insumos. Em síntese, temos o entendimento restritivo da Receita Federal, outro apresentado pelo CARF e STJ com características próprias e um último ainda em discussão no STF com abordagem abrangente.

É possível que sua empresa tenha milhares ou milhões de reais em créditos tributários que podem ser recuperados.

 

business-1845350_1920.jpg

IPI PARA EXPORTADORES

 

As indústrias exportadoras, enquadradas no regime cumulativo de PIS e COFINS (lucro presumido do Imposto de Renda) poderão recuperar um crédito adicional de IPI, podendo utiliza-lo para abater débitos do próprio IPI no mercado interno, compensar com outros tributos federais (inclusive INSS) ou ainda pedir a ressarcimento, quando há a devolução em espécie para o contribuinte.

Embora seja um crédito de IPI, sua origem é das contribuições PIS e COFINS para empresas exportadoras, com objetivo de anular os efeitos da incidência na cadeia produtiva.

Ao longo dos anos, identificamos diversas indústrias que não se utilizavam dos benefícios tributários apresentados na legislação.

business-1989126_1920.jpg

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

 

A alta carga tributária em conjunto com a complexidade da legislação tributária faz com que a estrutura de resultado das empresas seja fortemente impactada pelo ônus dos tributos.

O Planejamento Tributário tem como objetivo identificar cenários que possam minimizar o impacto no fluxo de caixa e no resultado, sempre observando a legislação pertinente. Entretanto, observar não significa concordar com ela, quando cabível também são indicadas medidas judiciais, desenvolvidas pela equipe jurídica interna ou por advogado as ser indicado pela empresa ou por nós.

COMPLIANCE TRIBUTÁRIO

 

Diariamente são são enviados milhões de dados tributários ao Fisco, a partir dos quais são realizados diversos cruzamentos com objetivo de identificar ilícitos tributários.

Com a implementação do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, houve um avanço relevante na efetividade das fiscalizações, pois, na maioria das vezes, os dados foram apresentados pelo contribuinte, não cabendo a esse contestar aquilo que ele mesmo apresentou.

Apenas a validação sem erro nos Programas Validadores de Arquivos - PVAs, poderá expor o contribuinte a elevado risco tributário.

laptop-3196481_1920.jpg

PARECER TÉCNICO

 

Diante do cenário de complexidade da legislação tributária, é comum surgirem dúvidas sobre a aplicação prática das normas tributárias.

Com metologia exclusiva, elaboramos pareceres com elevado nível técnico, trazendo uma abordagem prática e objetiva, evidenciando nossa opinião e as principais correntes de interpretação sobre o tema em estudo, bem como os riscos inerentes.

Vamos além da simples apresentação das normas aplicáveis ao tema, como muitas vezes é o modelo adotado por algumas empresas do segmento.

Somos especialistas em propor soluções para casos complexos.